Tendências de marketing digital com IA em 2026
- Gabriel Gonçalves
- 4 de out. de 2025
- 3 min de leitura
A popularização das ferramentas que usam inteligência artificial para a produção de conteúdo vem transformando a vida das pessoas.
Pessoas usam as IAs generativas para produzirem e-mails para o chefe, mensagens para o crush e até para tirar dúvidas médicas (o que é bem perigoso).

Se a parte pessoal da vida humana já vem sofrendo alterações, o lado profissional e do trabalho deve ser ainda mais impactado nos próximos anos.
Pensando nisso, elaboramos um compilado com as principais tendências do uso de IA no marketing digital, a área que trabalhamos aqui na ConteIA. Bora lá?
O uso da IA para economizar tempo
Um dos maiores pontos positivos do uso de IAs generativas é o fato que ela economiza um bom tempo. Em poucos segundos, é possível produzir textos, imagens e até vídeos com uma boa qualidade.
A tendência é que as ferramentas sejam cada vez mais rápidas e precisas. Em 2026, já é possível prever boas mudanças para ChatGPT, Gemini e várias outras que surgirão pelo caminho, entregando resultados melhores em menor tempo.
E esse é o principal trunfo da inteligência artificial para quem trabalha com marketing digital ou para quem tem uma empresa e quer alavancar os negócios. A IA economiza tempo e reduz custos ao entregar tudo muito bem e muito rápido.
A partir disso, é possível construir campanhas inteiras e produzir muito conteúdo e material com o uso inteligente da velocidade e da praticidade da IA.
O crescimento do termo GEO
O termo SEO já é bem popular para quem trabalha com marketing digital ou usa qualquer site para divulgar seus produtos e serviços. Isso porque a definição de SEO leva em conta os mecanismos de busca, como o Google.
Para muitos profissionais da área, um termo novo surgiu por aí: o GEO. Ao invés de falar de Search, falamos de Generative. O GEO em 2026 nada mais é que pensar conteúdo para as IAs generativas.
Ao longo dos últimos meses, profissionais vêm se debruçando em entender como IAs como o ChatGPT geram resultados, criando um mercado de referenciação.
Com as pessoas pesquisando cada vez mais também na IA (com o plano que esse tipo de pesquisa cresça muito até 2028), será preciso buscar o ranqueamento dentro dessas plataformas inteligentes.
A IA para o processamento de dados
Em um primeiro momento, as ferramentas de IA foram vistas como algo até divertido para "brincar" de criar textos e imagens. Depois, com os vídeos.
Porém, o que já está se enxergando agora no marketing digital é o potencial da inteligência artificial para o processamento de dados.
Há alguns anos, o Facebook e o Google foram revolucionários no mundo do marketing digital ao apresentarem total personalização de campanhas, com segmentações completas para públicos e estilos.
A inteligência artificial pode elevar isso a patamares bem mais altos. Ao invés de apenas ser um suporte para a produção do conteúdo, a inteligência artificial pode trabalhar de maneira estratégia no planejamento, execução e monitoramento de resultados de campanhas.
Capaz de processar um alto volume de dados, a IA pode prever padrões de consumo, ajustar campanhas em tempo real e direcionar testes A/B para os mais diversos públicos. E a tendência é justamente essa: o uso da IA para processar dados de maneira estratégia.
A busca pela autenticidade
Ao mesmo tempo que a IA expande e facilita o trabalho, ela pode limitá-lo. Isso porque o uso contínuo das mesmas ferramentas pode resultar em uma produção em alto volume, mas com baixa diferenciação.
Lembre-se de que quando falamos sobre conteúdo, as pessoas se cansam rápido e a atenção é reduzida à medida em que tudo fica muito igual. Quando todas as marcas usam as mesmas plataformas, torna-se um erro na produção de conteúdo com inteligência artificial.
Nesse sentido, o ano de 2026 já deve marcar a busca pela identidade própria, não usando a IA como a ferramenta final para a produção do texto, mas sim como um suporte para facilitar o trabalho.
A presença humana deve vir não apenas para treinar os agentes de IA para regular a produção com a voz da sua marca, mas também para impor a criatividade humana e adequar a produção da inteligência artificial ao seu estilo.
A ConteIA é uma agência de conteúdo inteligente localizada em Campinas/SP, mas com atuação em todo o Brasil.
Nosso modelo trabalha justamente com o uso de inteligência artificial com o contato humano para produzir conteúdos de alta qualidade com a voz da sua marca. Fale conosco para conhecer!
Mais dicas de textos:



Comentários